dimanche 7 octobre 2012

O que colocar na mala para uma longa viagem para França?




Você é brasileiro ou brasileira?
Você é um feliz estudante que foi aceito para um intercâmbio na França? O seu príncipe encantado mora na França e você decidiu morar junto com ele? Você vai pegar um ano de licença para visitar a Europa? O seu filho mora lá e você vai passar algumas semanas com ele ?

Então, com certeza, você está preparando a sua mala…!
Você ainda não sabe o que vale a pena colocar na mala.
Primeiro, saiba que o conceito de moda francesa é bem diferente do brasileiro. O Brasil segue muito mais o estilo americano de vestir (estilo tropical, roupa sexy), enquanto a moda francesa se preocupa mais com acessórios, qualidade e preço das roupas.
Além disso, os franceses vivem usando e repetindo os básicos de qualidade, às vezes que compraram anos atrás!
Os básicos são sempre com cor discreta ou neutra: preto, cinza, azul marinho, marrom, bege... Essas cores se usam em qualquer situação.
Então, seja homem ou mulher viajando para a França, como se manter discreto fazendo a diferença com o jeito brasileiro?
Eu acho que tentar a combinação dos dois estilos pode ser muito interessante. Vamos ver como o estilo brasileiro, sexy, colorido e estampado vai se destacar, ficando elegante e chic!

1. coisas a levar do Brasil para França

A França é o país da moda, mas o estilo francês é muito clássico. Franceses gostam das cores escuras: preto, marrom, cinza, azul marinho… Mas leve alguns « básicos » brasileiros, e os franceses (na verdade, as francesas) vão morrer de inveja!

Pessoalmente, eu acho muito chic manter um jeito da moda brasileira, alegre e colorido. Além disso, vai chamar atenção pelo lado positivo! Eu mesma sempre faço a combinação dos dois estilos. Lá na França, eu sempre uso roupas coloridas, que combinam muito com o resto das roupas, que são escuras ou pretas. A minha combinação preferida é um casaco rosa, para sair no frio e na neve, com calça e sapatos pretos. As vezes, só uma pulseira com um par de brincos brasileiros combinados com roupas integralmente pretas fica muito bem. Um par lindo de Arezzo com um “total look” preto fica ótimo também!

Quais são os básicos brasileiros indispensáveis que você nunca vai achar na França?

  •     Calça jeans! A França não é o país das calças jeans… todos são feitos para pessoas magras e sem quadris. Eu mesmo, só compro calça jeans aqui no Brasil, eu sou uma mulher com bundão, e toda vez eu sofro muito nas lojas de calça jeans da França!!
  •    Sandálias, mocassins, rasteiras, sapatilhas e scarpins elegantes e confortáveis. Sapatos brasileiros são de alta qualidade, eles combinam o estilo chic, a elegância, com conforto! Leve saltos de altura baixa e média (5 até 7 cm), que sejam confortáveis, porque, como todos os franceses, você vai caminhar muito. Tem que comprar 3 ou 4 pares da Arezzo (para mim, os melhores sapatos do mundo, pelo estilo chic e o conforto!)
  •       Tops, batas e blusas e camisetas coloridas: rosa, azul, vermelho, amarelo, verde… Prefira as cores lisas ou com estampado discreto. Tenha cuidado com estampas muito florais (é brega na moda francesa !). Os homens têm que levar camisetas de algodão estampadas. Na França, são muito caras e não têm a mesma diversidade que no Brasil.
  •       Camisas lisas de manga comprida que fiquem bem rente ao corpo.
  •       Bermudas para homens: isso, eu acho, é muito brasileiro, é super legal no verão!
  •      Vestidos e saias: lá na França, não tem muitos vestidos que valorizam as curvas do corpo da mulher, então, leve 2 ou 3 vestidos daqui. No entanto, tenha cuidado para não levar vestidos curtos demais, do estilo piriguete, porque não vai dar! Evite também estampados florais! Vestidos só devem ser usados na primavera e no verão.
  •     Casaco de chuva colorido e roupas de esporte, coloridos e confortáveis. Eu acho essas roupas brasileiras muito legais! Quando fizer esporte, ou sair num dia de chuva, é chic demais usar cores e estampados! Na academia, todo mundo vai prestar atenção em você!
  •     Biquínis e sungas de praia: na França, ainda não se tem a cultura nem moda de praia, mas tá chegando (com a influência da Espanha… e do Brasil!). O seu biquíni brasileiro estampado e sexy, com sua canga, seus chinelos, vão fazer a diferença na areia. Mas tenha cuidado ao usar o fio dental (a calcinha tem que cobrir bem!).
  •      Camisetas de futebol! Não vale a pena levar muitas! Só leve a camiseta da seleçao brasileira, além de uma camiseta do seu time (Flamengo, né?).


2. Coisas para comprar na França, que não vale a pena levar do Brasil

Tem um monte de coisas baratas e bem-feitas nas lojas francesas. Vocês vão achar peças básicas que vão guardar por muito tempo!
  •  Vestido preto: com certeza, “O” básico francês! « La petite robe noire », favorita da Coco Chanel, que se usa em qualquer lugar. O costume francês é ter vários, de formas diversificadas (eu já estou imaginando como ficaria lindo com scarpins brasileiros!).
  • Echarpes, chapéus, gorros, luvas, bolsas.
  • Tops, blusas e batas: lisos ou estampados, mas de cor escura (preto, cinza, azul marinho).
  •  Agasalhos: lá tem uma grande variedade de gilets, pulls, pulls en col V, pulls à col roulé, pulls à col rond, que podem se usar de um ano para o outro.
  •  Casacos: indispensaveis! tem uma variedade enorme deles : Duffle-coat, trench, manteau, caban, veste en peau, veste ¾, anorak, doudoune... Compre dois, um para todos os dias, e outro para sair (eu adoro a forma “trench” com cinto, que fica uma beleza com saltos). O casaco pode ser escuro ou colorido (compre os dois!).
  •  Tênis, botas, botinas e todos os sapatos confortáveis e com salto baixo: realmente a melhor opção é comprar na França. Vocês vão usá-los muito, todos dias para andar e caminhar. Como os franceses caminham bastante, se usa muito salto baixo e meio salto. Usam-se poucas cores: preto, marrom, azul, cinza, azul marinho, vinho. Compre dois pares, sendo um de couro. 
  •  Roupa de banho e roupa de cama: as camas geralmente são de 1,40m x 2m, e se usa uma “couette”, um tipo de edredom bem grosso. Tem que comprar a “housse de couette”. Além disso, os traverseiros são quadrados. Tem muitas lojas boas e baratas de “roupa de casa” (“linge de maison”). A decoração da casa é uma paixão francesa. A tendência é harmonizar todas as cores da casa: cor das paredes com a cor da toalha de mesa, guardanapos, toalhas de banho, lençóis etc.
  • Lingerie, pijamas e camisolas: A França é o pais da lingerie! Pode ser de renda colorida delicada, além de microfibra confortável. Além disso, a numeração francesa leva em conta o tamanho das costas (80, 85, 90,95, 100...) e o tamanho dos seios (A,B,C,D,E...) separatamente. Assim ficam muito confortaveis! Se acham em todas lojas especializadas, onde tem muitos programas de fidelidade, e preços bons!
  •  Perfumes: você deve comprar um perfume francês! Tanto os clássicos da Chanel ou Dior, quanto os mais recentes de Lolita Lempicka, Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler. Todos têm preços justos. Todas as lojas especializadas têm programas sensacionais de promoção.
  • Cremes hidratantes e cosméticos: vocês vão aproveitar os preços, além de uma grande variedade. Saibam que a água calcária, o vento e o frio atacam a pele e os cabelos e por isso as fórmulas e as texturas dos cosméticos franceses são diferentes. Parecem pomadas mesmo! Minhas marcas preferidas são: Mixa (só em supermercados), Clarins, Clinique, L’Occitane, Lancôme e Dior (em lojas especializadas). Em farmácias também se acham as marcas bem conhecidas dos brasileiros: Avène, Roc, Vichy, La Roche-Posay. Todas têm texturas agradáveis, bem hidratantes. Aproveite tambem os programas de fidelidade: vão achar tudo com preço sensacional!
  •  Maquiagem: ótimo negócio e mais barato! Traga só os básicos do Brasil e compre tudo na França! A Francesa usa muito maquiagem, todo dia (como a luz é menos forte, a cara parece cinza sem maquiagem !). Tem marcas boas em supermarcados (Bourjois, L’Oréal, Gemey), mas você também pode aproveitar as grandes marques: Lancôme, Guerlain, Dior. Só traga os seus esmaltes brasileiros! Aproveite também os programas de fidelidade das lojas especializadas.
  • Produtos de toilete: eles são uma das especialidades da cultura francesa. Vale a pena comprar no supermercado (Le Petit Marseillais). Os shampoos no supermercado são mais barato que no Brasil (Vitória!).

3. O que não colocar na mala !
  •      Shortinhos, blusinhas, camisetas curtas e todas as roupas do estilo tropical ou piriguete! So vale a pena trazer um short jeans!
  •       Saltos altos demais (mais de 8 cm)!
  •       Vestidos de festa: não se usam! E bastante brega, cafona!
  •       Biquíni fio dental... é brega também!
  •       A coleção inteira de suas camisetas de futebol.

4. Ondre comprar na França?

Acessórios e roupas femininas: Naf Naf, Promod, Etam, Camaïeu, Pimkie, Zara, H&M, Sinequanone, Benetton, Kookaï, Esprit, Monoprix, Comptoir des cotonniers, Sandro, Les Petites, Zadig et Voltaire...

Lingerie: Orcanta, Rouge-Gorge, Princess Tam-Tam, Darjeeling, Etam, Monoprix, Carrefour...

Maquiagem, perfumes, cremes e artigos de toilete: Carrefour, Monoprix, Sephora, Nocibé, Marionnaud, Douglas, L’Occitane...

Grands magasins: Galeries Lafayette, Le Printemps, Le Bon Marché (em Paris)

Acessórios e roupas masculinas: Jules, Celio, Zara, H&M, Esprit...

Artigos esportivos: Decathlon, Go Sport, Intersport...

Artigos de casa: Ikea, Carrefour, Casa, Maisons du Monde, Habitat, Zara Home...

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire

Remarque : Seul un membre de ce blog est autorisé à enregistrer un commentaire.