Sexta-feira à noite, 19 de
outubro, a gente organizou um jantar com
amigos em casa. Entre aperitivo, pratos, sobremesa e uma garrafa de Bergerac 2010,
a gente não percebeu a febre que tomou o Brasil.
Esta febre: o último capítulo
de Avenida Brasil, a novela que quase bateu o recorde de audiência detido por
Roque Santeiro (1985). Amanhã, o primeiro capítulo de Salve Jorge sobre uma favela
carioca "pacificada" será apresentado às 21h. Por enquanto, eu quero compartilhar algumas reflexões sobre
este fenômeno social que era Avenida Brasil, e mais amplamente sobre a
importância das novelas no Brasil.
Avenida Brasil, a paixão
brasileira por Carminha, Nina e Jorginho
Desde a primavera, às 21h,
60-72% dos telespectadores brasileiros reuniram-se em frente de suas TVs para seguir as aventuras de Carminha, Nina e Jorginho. Todos dias, cerca de 38
milhões de telespectadores. Com esse tipo de audiência, seria um erro dizer que o público das novelas é inculto e ignorante! O fenômeno é
tal que vimos comentários até de professores universitários!
Esse fenômeno tambem empurrou
a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para adiar a reunião de apoiamento ao
candidato do PT à prefeitura de São Paulo (programado no dia do último
episódio) por medo de não encontrar ninguém na sala de reuniões !
Esta novela da Globo foi
escrita por João Emanuel Carneiro, autor de várias séries de televisão, e dirigida
por Ricardo Waddington. Os atores são os melhores: estrelas brasileiras como Marcos
Caruso (Leleco) ou Heloísa Périssé (Monalisa) e jovens talentos como Cauã
Reymond (Jorginho) e Débora Falabella (Nina).
A paixão por Avenida Brasil
começa a partir da apresentação Vem Dançar com Tudo, que vem de uma
canção originalmente angolana Vem Dançar Kuduro. Então, é
também uma trilha sonora muito bem feita: Maria Rita, Adele, Seu Jorge, Rita Lee, Katy Perry,
Coldplay, Shakira, Paul Mac Cartney, Zeca Pagodinho...
.
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O último episódio de Avenida Brasil, disponível na Internet, finalmente, termina de um jeito
surpreendente: aprendemos que Carminha também foi abandonada no lixão por seu
pai e, depois de cumprir três anos de prisão pelo assassinato de Max, ela
decide voltar para o lugar onde seu pai a havia deixado e vai para a casa de
Mãe Lucinda. Enquanto isso, Nina e Jorginho têm um filho, e perdoam Carminha.
Enredos paralelos eram muito
menos convincentes: Cadinho se casa com as três mulheres Alexia, Veronica e Noemia. E o futebolista Adauto
supera um trauma de infância ligado a uma chupeta que ele deve queimar para se libertar
e seguir em frente (admito que não entendo isso...).
Novelas? Sim, é cultura!
Você sabia que as novelas
(rádio ou televisão) são principalmente originadas nos folhetins franceses de século
19? As receitas são as mesmas: o melodrama, o amor impossível, os sentimentos
exacerbados, a confusão ou o roubo de identidade, a busca do pai ou da mãe,
segredos de família, a obsessão com o passado, a busca por origens, o
enfraquecimento das relações familiares, arrependimento e, claro, o desejo de
vingança e perdão.
Alexandre Dumas (pai) ou
Honoré de Balzac foram grandes escritores de folhetins.
No Brasil, o ilustre escritor
Machado de Assis e o dramaturgo Nelson
Rodrigues também escreveram novelas nos
jornais.
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Atualmente, a novela
brasileira aparece como um forte componente da cultura nacional, e pelo menos com
quatro registros.
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Primeiro, a novela permite a
difusão e apropriação da literatura brasileira, como evidenciado pela difusão de
Gabriela, baseada no romance de Jorge Amado. Com as novelas, a literatura
nacional se torna acessível a todos ... (não esqueça que o Brasil ainda tem 14
milhões de analfabetos).
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A novela também é uma
identidade cultural, quase a construção de uma identidade nacional. Isto é
evidente, por exemplo, através da inserção do real em alguns
episódios: arquivos, políticos, fatos sociais. A novela é usada para apoiar ou
discutir questões sociopolíticas contemporâneas. "Roque Santeiro" também é um exemplo muito bom. Essa novela de 1985 bateu recordes
históricos de audiência, quando da abertura política do Brasil, no final da
ditadura. O roteirista Dias Gomes, comunista, críticava muito o
poder, a corrupção, a mudança de identidade... Essa novela foi um sucesso em
toda a América Latina e África.
A novela também discute a
identidade brasileira coletiva, seus estereótipos e as questões raciais (peso da
escravidão, a situação social dos negros, índios, relações ricos/pobres...).
Por fim, algumas novelas têm grande valor artístico (como Gabriela ou Avenida Brasil) e jeito mais especificamente brasileiro, constituindo uma forma de resistência cultural ao domínio americano. Novelas mais bem sucedidas do que as “séries” francesas para oferecer uma alternativa ao domínio da televisão dos Estados Unidos.
No entanto, as novelas são boas mas são só
ficção ! Eles são apenas a leitura, uma interpretação da realidade.
As novelas, uma presença diária
Além de um simples programa de TV, Avenida Brasil é um fenômeno social. Como todas as outras novelas, a sua divisão em capítulos deixa um suspense no final de cada episódio.
As novelas, uma presença diária
Além de um simples programa de TV, Avenida Brasil é um fenômeno social. Como todas as outras novelas, a sua divisão em capítulos deixa um suspense no final de cada episódio.
A novela provoca toda manhã
comentários de telespectadores, torcendo por um ou outro protagonista (Nina
ou Carminha? Mãe Lucinda!).
Muitas vezes as pessoas falam
o seguinte: "Você viu a novela ontem? “ Você viu o que aconteceu? “ “ Não
dá!”.
A influência é tão grande que
finalmente tudo mundo conhece a novela,
mesmo aqueles que não assistem (eu por exemplo!). Há informações na internet,
nos jornais, nas redes sociais. Tem que ler os comentários, interagir com os brasileiros, e regularmente
ler os status deles no Facebook para conhecer tudo!
Na verdade, os jornais e revistas,
como a revista Veja, regularmente trataram de Avenida Brasil, com ângulos
diferentes: fenômeno social, publicidade, impacto social, a vida dos atores...
As novelas que inspiram
Atores de novela são uma inspiração para a vida dos telespectadores. A loja on-line Avenida Brasil propõe fornecer as mesmas panelas que Nina, coloca dicas para adotar o estilo de Max, de Jorginho ou das três mulheres de Cadinho. Os atores revelam seus segredos de beleza. Também é possível preparar seu casamento inspirado nos casamentos das personagens (mas a noiva à direita copiou meu vestido de casamento!).
Novelas influenciam estilos de
vida
Você deve saber que uma novela
dura seis a oito meses, o tempo para explorar a personalidade dos personagens e
para abordar importantes questões de fundo. Avenida Brasil durou cerca de 6
meses.
Existem diferentes tipos de
novelas. Há novela das 18h (geralmente leve), das 19h (mais engraçada) e,
finalmente, as 21h aparece a novela dramática enraizada na realidade econômica
e social do Brasil.
A evolução do conteúdo
temático reflete mudanças (reais ou pressupostas) das mentalidades.
A novela permite localizar e
discutir temas como a representação da homossexualidade e da transexualidade,
a paternidade gay, as relações multiamorosas, o abandono e a adoção de crianças...
A novela também permite refletir sobre valores e posturas ou sobre como
enfrentar algumas incertezas da vida: violência contra as mulheres, aborto,
enriquecimento ou falência pessoal, doença, alcoolismo, deficiência,
gravidez na adolescência, doação de sangue, doação de órgãos. Esta dimensão
educativa reflete-se também na única novela francesa "Plus belle la
vie", que permite estimular o debate em torno de questões negligenciadas na
sociedade.
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